Os Melhores Horários Para Postar Nas Redes Sociais E Aumentar Seus Resultados




Depois de escrever um verdadeiro guia sobre quantas vezes postar nas redes sociais, decidi trazer para você o máximo de informações sobre os melhores horários para publicar. Meu objetivo é deixar você mais bem preparado para atrair e engajar mais sua audiência.
As mídias sociais têm teoricamente 2,3 bilhões de usuários espalhados pelo mundo. É um mundaréu de pessoas que formam um universo de oportunidades para quem tem um negócio. Não é à toa que 91% das marcas de varejo usam dois ou três canais de redes sociais diferentes.
Num geral, como sempre ressalto aos alunos do Fórmula Negócio Online, é preciso sempre testar, pois cada público reage de uma forma, e há uma série de aspectos que influenciam, como o modelo de negócio, o nicho de atuação, a forma de comunicação, etc.
Só testando é que se descobre exatamente o que funciona ou não. Mas, como eu já disse aqui, as pesquisas e estudos podem nos ajudar a compreender como as coisas funcionam. E é com base neles que irei destrinchar com você os melhores horários para postar nas redes sociais.
Vamos lá?

Os Melhores Horários Para Postar Nas Redes Sociais

Melhor Horário Para Postar No Facebook — Das 13h Às 17h

Vamos começar com o queridinho da galera, a maior rede social do mundo, que tem mais de 1 bilhão de usuários ativos. De acordo com estudos divulgados, o fluxo começa a se intensificar a partir das 9h e o horário de maior atividade é às 15h.
Portanto, a percepção é que entre 13h e 17 seja o melhor horário para fazer um post chegar até as pessoas. Bem, alguns dizem que à noite também rola, já que muita gente já saiu do trabalho e está em busca de entretenimento. Quanto a isso, teste.
Para saber o melhor horário para postar no Facebook, tem uma ferramenta que indica como os seus clientes se comportam. Para ter acesso à ela, basta acessar o painel da sua própria fanpage, na guia Publicações.
Importante destacar que no Facebook é bom evitar postagens depois da meia-noite e antes das 8h, onde o fluxo de pessoas online é menor.
Informação Extra: Estudos mostram que os melhores resultados no Facebook acontecem nos finais de semana, para os negócios B2C, principalmente à noite e nos domingos. A percepção é parecida para empresas B2B, mas, por vezes, o engajamento é maior durante o dia, com leve vantagem na sexta-feira.
O comportamento dos usuários costuma mudar com o tempo, por isso é sempre bom estar atento às pesquisas e recursos que o Facebook e outros canais de comunicação estão lançando. Esse é um bom caminho para entender o que se altera na postura dos usuários e como aproveitar tal mudança para reforçar o conteúdo que se produz.

Melhor Horário Para Postar No Twitter — 13h Às 15h

Pesquisam indicam que os horários nobres do Twitter e os melhores dias para postar são de segunda à quinta-feira. Já foi observado também sobre o tamanho das mensagens publicadas. De um modo geral, os posts engajam mais quando são inferiores a 100 caracteres.
Das 20h até 8h da manhã, o tráfego nesta rede social diminui consideravelmente, começando a ser reduzido a partir das 15h. Num todo, o pior dia para postar é na sexta-feira, principalmente na parte da tarde. Para negócios que possuem clientes, o Twitter é mais indicado para os dias de semana, no período diurno.
Os usuários mais ativos do Twitter costumam usar o microblog mais intensamente entre às 18h até às 22h nos dias úteis. Outro dado que pode servir para você é relacionado ao dia de terça e quarta-feira entre às 21h às 0h, quando a plataforma é usada com maior frequência para o debate de futebol e BBB.
Informação extra: Um Infográfico divulgado pelo próprio Twitter revela que 75% dos usuários da rede são fiéis às marcas que consomem, 86% se preocupam com a aparência e 42% gostam de estar na moda.
Além disso, 88% dos tuiteiros se interessa por culturas de outros países e seus maiores interesses são filmes (79%), música (75%) e viagens (71%), alimentação (65%), finanças pessoais (57%), carros (57%), jogos eletrônicos (55%) e moda (39%).

Melhor Horário Para Postar No LinkedIn — 17h Às 18h

A audiência do Linkedin é basicamente formada por profissionais em busca de oportunidades de negócios ou na formação de networking. Trata-se de um público bastante receptivo a conteúdo de qualidade, mas em horários específicos.
Num geral, o melhor horário para postar no LinkedIn é um pouco antes ou depois do período comercial, entre terça e quinta-feira. Ou seja, é bom evitar publicações durante o expediente, período em que a rede apresenta menor movimentação. Sim, parece que a galera do Linkedin não fica à toa.
No entanto, há uma exceção. Num estudo detalhado sobre os melhores períodos e dias de cada mídia social, a empresa AddThis apontou que há um horário de pico no LinkedIn nas terças-feiras, entre as 10h e 11h.
Informação extra:.O LinkedIn anunciou ter batido a marca de 500 milhões de usuários conectados na rede social. Este meio bilhão de membros do site estão distribuídos em 200 países.
A rede social registrou um aumento de 25% em sua base de usuários no Brasil no ano passado (2016), somando 25 milhões de perfis, em meio ao cenário de crise econômica. Dependendo do seu nicho, essa pode ser uma informação muito relevante

Melhor Horário Para Postar No Instagram — 17h Às 18h

O Instagram é uma rede social focada em compartilhamento de fotos e vídeos entre os usuários. Ela permite aplicar filtros digitais nas imagens e compartilhá-los em uma variedade de outros canais sociais, como Facebook, Twitter, Flickr e Tumblr.
Esta rede é bem diferente das que já vimos aqui, pois que recebe maior tráfego nos finais de semana, principalmente nos sábados e domingos no turno da tarde. Nada impede que você poste em outros dias e horários, mas é bom considerar a informação.
Uma coisa que pode ajudar a saber qual é os melhores horários para postar nas redes sociais é a utilização de ferramentas de mensuração. No Instagram, por exemplo, existe o Iconosquare, que fornece uma série de informações a respeito de como o público responde às postagens.
Informação extra: Uma matéria do G1 mostra que o Instagram ultrapassou a marca de 500 milhões de contas ativas por mês. Desse número, 35 milhões são de brasileiros, ou seja, 7% do total mundial.
Os meio bilhão de usuários publicam mais de 95 milhões de fotos diariamente. Com isso, a rede social registra 4,2 bilhões de “curtidas” em todo o mundo todos os dias. É muita coisa. Como eu explico neste artigo (incluir link do artigo do Instagram), o Insta pode ser um oceano de oportunidades para quem tem um negócio.

Melhor Horário Para Postar No Google Plus — 9h Às 11h

Ao contrário do que muita gente pensa, o Google Plus, ou Google +, não é pouco eficiente em uma estratégia de marketing de redes sociais. Devido às suas principais características, o sistema de pontuação “+1” e o fato de fazer parte do gigante Google, pode ajudar você se destacar no Ranking dos buscadores.
O chefe de negócios do Google, Nikesh Arora, em entrevista ao jornal inglês The Telegraph disse que o Google Plus não é apenas uma rede social, mas uma plataforma que permite incorporar elementos sociais a todos os serviços e produtos que a empresa oferece.
A maior movimentação na rede é em dias úteis e o pico é nas quartas às 9h.
Informação extra: Nesta rede social, o engajamento dos usuários aumenta de acordo com a constância das publicações. Por isso que manter uma boa rotina na rede pode te ajudar a alcançar usuários que não alcançaria em outras redes.
O Google+ dá muita importância às imagens e permite exibir fotografias em variados formatos e tamanhos, então não deixe de usar as dimensões de imagem recomendadas pela plataforma. Isso pode ser excelente para você gerar resultados nela.

Melhor Horário Para Postar No Pinterest — 14h Às 16h E Das 20h Às 23h

O Pinterest é uma rede social focada em compartilhamento de fotos. Tem a semelhança de um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como jogos, hobbies, roupas, perfumes, entre outros.
A rede anunciou, ao completar um ano de operações no Brasil, que o número de usuários dobrou no País ao longo do tempo. Atualmente, o Pinterest reúne mais de 100 milhões de usuários em todo o mundo, dos quais boa parte são brasileiros.
A plataforma possui um bom tráfego nos dias de semana, mas o fluxo bomba mesmo nos finais de semana, sendo a movimentação maior a partir do meio dia. Foi observado também que as fotos que não têm rostos humanos são mais compartilhadas do que as fotos que têm. Os piores horários para se postar no Pinterest são no início da noite e de madrugada.
Informação extra: diariamente, milhões de pessoas usam o Pinterest para encontrar ideias para todas as áreas da vida. Mais de 75% das ideias no Pinterest vêm de empresas, que se conectam aos chamados pinadores.
A rede social se define como o catálogo mundial de ideias. Nele é possível postar, encontrar e salvar receitas, dicas para a criação dos filhos, inspirações para o seu estilo e outras ideias para experimentar. Dependendo do seu nicho, pode ser muito útil.

Melhor Horário Para Postar No Tumblr — 19h Às 22h

O Tumblr é uma plataforma popular no mundo inteiro que funciona como espaço para que os blogueiros compartilhem textos, imagens, Gifs, vídeos e músicas. A pegada é de rede social, e incluem até mesmo as famosas curtidas. Na plataforma, cada usuário tem sua própria página com design personalizável.
O Tumblr é outra rede de comportamento atípico, e assim como o Instagram, parece ter mais pessoas online nos períodos de descanso. Seu horário de maior acesso é à noite, nas segundas e terças-feiras. Também apresentam bons resultados os compartilhamentos feitos aos domingos. Durante a manhã e no início da tarde o movimento costuma ficar mais fraco no Tumblr.
Informação extra: O Tumblr tem funcionalidades que o tornam interessante para seu negócio, como SEO, por exemplo. Além disso, a rede possui ainda uma liberdade de customização da página da empresa que as outras redes sociais não apresentam.
Para se destacar por lá, tenha em mente que os posts devem ser mais profundos que um tweet e mais rasos do que um post blog. Segundo especialistas, o Tumblr encontra-se no intervalo entre estas duas redes.

Os Piores Horários Para Postar Nas Redes Sociais

Agora que você já sabe quais são os melhores horários para postar nas redes sociais, é hora de ficar por dentro também os piores horários. Sim, existem momentos ruins para se publicar alguma coisa, e é isso que vamos conferir agora!

Facebook — 0h Às 8h

O tráfego no Facebook segue começa a abaixar depois das 16h. No entanto, é no início da madrugada que a rede social fica ainda mais silenciosa. Essa baixa vai até as 8h da manhã. Então, evite de postar coisas nesse período.
Por incrível que pareça, os menores engajamentos acontecem nos finais de semana. E para isso há uma explicação: poucos são os indivíduos que ficam ligados em redes sociais sexta, sábado e domingo, principalmente à noite.
Uma informação importante: cerca de 40% dos usuários da rede social utilizam-na como segunda tela, ou seja, acessam a página enquanto assistem TV ou fazem alguma outra coisa.

Twitter — 20h Às 8h

O movimento no Twitter começa a diminuir às 15h e quando chega próximo às 20h, vira quase uma cidade fantasma. Esse “silêncio” dura até o começo da manhã seguinte. Sendo assim, evite postar na rede social durante esse período.
Assim como no Facebook, o fluxo diminui nas sextas-feiras, sábados e domingos, já que nestes dias poucas pessoas ficam online. Então nem adianta “forçar a barra”.
O Twitter é uma rede social cuja característica é contar sobre o seu dia a dia, motivo pelo qual ela tem um “boom” pela manhã e principalmente no começo da tarde. Mas, depois, pode esquecer, o tráfego morre até o dia seguinte.

LinkedIn — 9h Às 17h

Diferente das outras, a rede social LinkedIn, pertencente à Microsoft, é uma rede essencialmente profissional e não tem muito tráfego durante o horário de expediente. Bem, isso eu expliquei lá em cima.
O fluxo até chega a aumentar um pouco no horário do almoço, mas volta a cair entre as 13h e 17h. Por isso, o recomendado é publicar no período da noite, principalmente entre as 18h e às 20h.
E não se engane: nos finais de semana também há baixíssimo engajamento, por isso não é bom marcar presença nesse período. A não ser que você perceba que sua audiência reaja diferente.

Instagram — 0h Às 8h

Na mesma pegada do Facebook, no Insta não rola muito tráfego durante as madrugadas – principalmente em dias de semana.
Essa rede social funciona melhor fora dos horários de expediente. Então, você já sabe: o horário para evitar postagens no Instagram é no período da madrugada (mais especificamente de 0h até o início do expediente, às 8h).

Google Plus — 18h Às 8h

O Google Plus, por sua vez, tem o menor fluxo de tráfego no período da noite e da madrugada. Além disso, as postagens no comecinho da manhã também não costumam ter bom retorno.
Os melhores horários desta rede social são durante o fim da manhã e no fim tarde. Destaco que depois das 17h, o tráfego começa a cair, até se tornar uma “rua deserta”, entre as 18h e 8h.
Mas, apesar disso, não deixe de apostar no Google Plus, pois apesar de ainda não fazer muito sucesso no Brasil, a rede social possui uma das mais altas médias de tempo de visita: cerca de 12 minutos. Além das vantagens que já destaquei acima.

Pinterest — 1h Às 7h E 17h Às 19h

O Pinterest conta com dois horários bem fracos para você fazer suas postagens: na madrugada, mais especificamente entre 1h e 7h; e no finalzinho da tarde, entre às 17h e 19h.
Nos horários propícios, as categorias que mais se destacam, são: estilo/fashion, decoração de ambientes, comida, educação e inspiração.

Tumblr — 0h Às 12h

Esqueça o Tumblr no período da madrugada e de manhã. Apesar de os piores horários serem entre 0h e 12h, vale destacar que até as 16h o tráfego ainda é baixo. Ele começa a melhorar no meio da tarde e segue forte até o início da noite.

Descubra Quais Os Melhores Horários Para O Seu Negócio

Guia: OS melhores horários para postar nas redes sociais
Muito além de divulgar seus posts nos horários nobres das redes sociais, é preciso identificar quando seus potenciais clientes estão online. Além de elaborar pesquisas de mercado para questionar os usuários sobre suas rotinas e interesses, você pode aproveitar os dados disponibilizados em ferramentas como o Facebook Insights.
É o tipo de ferramenta ideal para apontar métricas de acesso em cada post de sua página. Basicamente você deve ficar atento para os horários que mais geraram interações em sua página e também para aqueles em que mais usuários acessam seu site ou blog através das redes sociais.
Aqui vai mais um insight: a vida útil de uma postagem pode ser muito maior do que se imagina. Uma boa estratégia para alcançar um maior número de usuários é publicar conteúdos em diferentes momentos do dia, claro, de acordo com sua percepção com a audiência.
Você pode começar testando como é a repercussão dos seus posts em rituais diários como refeições, início e final de expediente, momentos de despertar e dormir. Faça isso com atenção à rotina de seu público. No fim, o usuário, deve se sentir acolhido por sua marca e familiarizado com a essência dela.
Planeje-Se
Para conseguir fazer a diferença nas mídias sociais e construir uma presença digital relevante, é fundamental manter a consistência e a relevância. Ou seja, você precisa manter suas contas sempre atualizadas.
Publicando com frequência e aplicando o máximo de qualidade e criatividade, você estará mais perto de conseguir o que eu chamo de “Efeito Bola de Neve”, o processo pelo qual um usuário vê sua publicação, se interessa por ela graças ao título/imagem/conteúdo e compartilha com os contatos.
Ao conseguir fazer isso, você está a um grande passo de ganhar mais seguidores e ter sua reputação construída. O ato de compartilhar é considerado pelos usuários como uma recomendação qualificada do conteúdo. A frequência ideal em cada rede social ajuda muito nesse sentido, e para conseguir definir isso, você deve traçar um planejamento. Para te ajudar com isso, considere os seguintes pontos:
1 – Um mapa que guie seus passos nas diferentes plataformas, sempre alinhando com seus objetivos. Isso pode se resumir em decidir previamente o que e como publicar.
2 – Documentação da estratégia de marketing nas mídias sociais para facilitar a análise da sua estratégia editorial e a análise dos conteúdos escolhidos.
3 – Programação das publicações para que sejam difundidas automaticamente sem que você precise estar online todos os dias.
Seguindo estes três passos, e considerando todos os dados colocados aqui, vai ficar mais fácil para você conseguir o sucesso nas principais redes sociais.
Enfim, espero que este guia para a frequência ajude você a conseguir melhores resultados nas suas campanhas de marketing nas redes sociais. Guarde o link deste post e visite-o sempre que for preciso. Se possível, anote os principais pontos e documente em seu plano de ação.